Por Francisney Liberato

A psicologia ao longo dos anos criou vários nomes para a fobia encontrada nas pessoas, a qual podemos citar, Acrofobia: medo de altura; Aracnofobia: medo de aranhas; Catastrofobia: medo de catástrofes e aspectos ambientais; Claustrofobia: medo de lugares fechados, dentre outros.

Já o medo de falar em público, ou seja, proferir palestras, apresentações e reuniões de trabalho, é denominado de Glossofobia.

A pessoa que possui essa fobia apresenta sintomas como a boca seca, tremor na voz, palpitações, falta de fôlego, vermelhidão do rosto, aperto no peito, vômito, disenteria, etc.

Importante destacar que a fobia é um termo grego que é definido como um temor irracional, que ocasiona excesso de ansiedade, e que em geral, surge a partir de uma experiência traumática, além da insegurança e o medo de não atender as expectativas das pessoas.

Saiba que isso é extremamente comum nas pessoas, atinge pelo menos 75% da população mundial e é o segundo maior medo das pessoas. O primeiro é da morte. A tendência do fóbico é, evitar e fugir, dessas circunstâncias.

A pessoa que sofre com a glossofobia, pode buscar tratamento com psicoterapeuta e, do ponto de vista prático, deve-se realizar treinamentos repetitivos, especialmente em frente do espelho, pois vai gerar autoconhecimento da imagem e também aumentar a segurança; gravar discurso antes de falar em público, após ouvir a gravação, com intuito de verificar os pontos fortes e fracos da voz; somado a isso, buscar, diuturnamente, o controle e equilíbrio emocional.

Assim, espera-se que você persista nesta caminhada em buscar da eliminação do medo, e consequentemente, obtenha êxito na arte de falar em público.

Francisney Liberato Batista Siqueira é secretário de controle externo, auditor público externo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, palestrante, professor, coach e mentor, advogado e contador.

Acesse: http://www.focados.com.br
Siga também os meus perfis nas Redes Sociais:
Facebook: Francisney Liberato Siqueira
Instagram: Francisney Liberato

Escrito por Focados

Site dedicado as pessoas que desejam aprender e aperfeiçoar conhecimentos com foco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s