Por Luiza C. de Azevedo Ricotta

O estado de ansiedade é “querer” com demasiada pressa, o que se obtém em etapas. Aquilo que se consolida num processo de evolução.

Importante ressaltar a você que se dedica ao desafio de carreiras públicas que o sentido de “estado” no caso da ansiedade é para mostrar-lhe que esse quadro pode ser modificado. Não sendo crônico, ou seja, constante.  A ansiedade é uma forma de sentir que o candidato se acostuma, habitua a vivenciar sua experiência de aspirante aos cargos que se propõem. Vive no medo, na expectativa do que pode dar errado, sem avaliar de forma objetiva e também emocional as suas possibilidades. Pois seu modo de vivenciar o seu processo de aprovação é com base em fantasias – aquilo que nomeamos a tudo o que não tem base concreta de realidade. Que são devaneios, ilusões de cunho de pouca adaptação ao que será passível de realizar.

Há candidatos que vive extrema ansiedade prestes a sua aprovação, pois desconhecem uma maneira de vivenciar o sucesso, pois se adaptaram as dificuldades constantes. E é curioso isso, pois seria natural sentir-se mais seguro na medida em que percebe que evolui. Acompanhando esses profissionais no aspecto psicológico, muitos ainda parecem não associar os seus esforços e nem mesmo seus méritos com a chegada do seu momento de vitória. Como que não atualizando os dados da sua experiência de vida e percebendo o quanto já evoluiu. E continuam alimentando o monstro da ansiedade, pois estão viciados a pensar deste modo e consequentemente agem dessa forma – colocando em bases inseguras o seu projeto que inclui sua vida como um Todo.

A ansiedade é uma sensação de cunho emocional viciada, habituada, que não se transforma quando a pessoa é dominada por ela. Ou seja, assume o controle e faz o candidato sentir-se em defasagem, assustado e com medo de modo a colocá-lo na posição de antes, quando em algum momento viveu de fato essa emoção em bases reais. Repetindo essa sensação sem fazer a leitura da “realidade” atual. Certamente que em algum momento essa ansiedade foi presente e serviu de base para medir as condições e o impacto da circunstancia. Mas é importante saber que as experiências de vida são atualizadas, transformadas e modificadas pela reflexão e conduta. Pois elas são necessárias em algum momento, para apontar defasagem, mostrar o grau de emoção e expectativa. E à medida que ela é vivida, serve de parâmetro. Para evoluir, e produzir resultados melhores.

Ansiedade em si não é prejudicial quando vivida na sua natureza inicial. Sendo positiva inclusive, a chamada ansiedade boa. Isto quer dizer que ela anuncia uma criação, um desejo, o quanto emocionalmente tal projeto despenderá energia de você. O impacto emocional que determinado evento gera em você, até mesmo de imensa felicidade. Como quem quer viver tudo num instante! O momento de êxtase é assim: – há uma plenitude, explosão interna de dimensões abstratas mas que lhe possibilita abarcar a magnitude do seu desejo e possibilidade de realização num único instante. E neste contexto há a presença da ansiedade boa.  O fato em si, é que após essa vivencia, que após ter atingido o seu ápice, irá desenvolver estratégias ou meios para execução. E a carga emocional diminui e direciona-se para a execução – para a feitura do processo de aprovação, que envolverá dedicação, persistência, atenção dirigida e concentrada, autocontrole, distribuição do tempo, capacidade cognitiva e outros aspectos mais que vão sendo modelados a medida que o candidato evolui.

Por essas questões apontadas aqui, o estado ansioso crônico é marcado pela desconexão entre o seu modo de sentir e o período de tempo necessário para que se concretize a realização conduzida dia a dia. De uma expectativa fantasiosa de que o futuro possa ocorrer no momento presente. Não ocorre desta forma! Como se fosse possível romper a sequencia natural do aprendizado e da modelagem das características profissionais que também vão sendo desenvolvidas na medida em que você coloca em curso o que pretende se tornar. O seu perfil profissiográfico, procura alinhar-se com os requisitos que a função exige. E este é um tempo para isso, para consolidar habilidades e competências.

LUIZA RICOTTA

Psicóloga (CRP 06/26715), Palestrante e Articulista. Mestre em Psicologia pela Universidade Mackenzie, SP.  Formação em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, SP , Formação em Coach pelo Instituto Holos BR e  Formação em Mediação e Conciliação certificado pela Resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça.
Pós Graduada em Terapia Familiar Sistêmica pela PUC SP , em Psicodrama pelo Instituto Sedes Sapientiae, SP e como Didata Supervisor em Psicodrama pela Federação Brasileira de Psicodrama.
Profa. de Didática Aplicada a Concursos, Mediação e Solução de Conflitos, Psicologia Jurídica e Psicologia Criminal. Gestão de Pessoas, Inteligencia Intuitiva, Inteligencia Criativa, Liderança.
Consultora, preparadora emocional de candidatos à carreira pública no desenvolvimento de seu talento, habilidades e competências direcionadas para a aprovação e pós-ingresso.  Autora de diversos livros, com conteúdos originais no segmento psicologia e concursos, tais como:
– “Concurso Público: como enfrentar esse desafio! a preparação emocional em concursos”. SP: Rideel Ed. 2011/2013;
– “Vida em Ritmo de Concursos”: vivências e emoções para refletir e seguir rumo à aprovação!” PR: Juruá Ed.2016;
-” Mediação e Solução de Conflitos” (e-book) SP: Saraiva Digital (2016);
– “Psicologia do Comportamento Criminoso”. PR: Juruá Ed., 2016;
-“Valores do educador: uma ponte para a sociedade do futuro”. SP: Àgora Ed,2006;
– “Quem Grita Perde a Razão: a educação começa em casa e a violência também”.SP: Àgora Ed., 1999/2002;
– “O Vínculo Amoroso:a trajetória da vida afetiva”. SP: Àgora Ed. 1996/2002;
– “Me Separei! E Agora? a busca de uma nova identidade após o rompimento conjugal”. SP: Àgora Ed. , 2000/2002;
– Educação e Desenvolvimento: Cadernos de psicodrama,vol. 2. SP: Àgora Ed. 1991 (org.)
– Psicodrama nas Instituições: Cadernos de psicodrama, vol 1. SP: Àgora Ed. 1990 (org)

Escrito por Focados

Site dedicado as pessoas que desejam aprender e aperfeiçoar conhecimentos com foco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s