Por Simone Zanotello de Oliveira

Você já parou para pensar como está indo sua carreira? Você está realizado com sua profissão? Qual foi a sua contribuição para o ambiente corporativo? Você consegue visualizar o seu trabalho daqui a uns 5 anos?

Pois é, a correria habitual faz com que muitas vezes você deixe de pensar no passado, no presente e, também, no futuro. Essa correria, inclusive, pode mascarar muito das suas insatisfações, bem como sufocar seus anseios.

Logicamente, o “passado” é um ótimo ponto de reflexão, pois ele representa a experiência e o aprendizado. Certamente, todas as ocorrências do passado, principalmente os erros, fizeram com que você se tornasse uma pessoa melhor. No entanto, você não poderá viver somente do “passado”. Ninguém gosta daquele tipo de pessoa “museu”, que só fica lembrando  “que fez isso”, “que fez aquilo” e esquece-se do presente.

Também não dá para viver só do “presente”, sem pensar num planejamento. Sem dúvida, o “presente” é um momento importante, no qual você faz suas reflexões e imprimi certas iniciativas. Além disso, muitas atitudes que você toma no presente possuem reflexo no futuro. No entanto, quem se preocupa unicamente com o “presente” pode passar um ar de irresponsabilidade e de insegurança, como se a pessoa não se importasse  com nada.

Por outro viés, pensar no “futuro”  é algo imprescindível. A partir do momento que você fizer um planejamento em sua vida, terá condições de traçar um rumo em direção àquilo que quer. O planejamento profissional fará com que você tenha objetivos a serem alcançados, bem como indicará os caminhos que deverão ser traçados para que isso ocorra. Quem não planeja, vive constantemente contando com o fator “sorte” – que muitas vezes pode não vir.

Você não pode deixar o destino guiar sua vida – você deverá fazer o seu próprio destino. Seu futuro profissional depende de você. Porém, é preciso que você tenha muita cautela com a preocupação excessiva com o futuro, pois isso também poderá ser um fator de infelicidade e de angústia. Uma busca incessante por algo que ainda irá acontecer poderá tirar seu foco do “hoje” e, sem dúvida, se não houver “hoje”, não haverá “amanhã”, e você somente está  aqui “hoje”, porque houve um “ontem”. Profundo, não?

Em resumo, para se firmar uma carreira de sucesso, o passado, o presente e o futuro deverão estar em constante interação – não dá para viver num único foco, isoladamente.

Este e outros temas estão no livro “Manual de sobrevivência no mercado de trabalho”, da Editora In House

 SIMONE ZANOTELLO

Advogada e consultora jurídica na área de contratações públicas. Doutoranda em Direito Administrativo pela PUC-SP. Mestre em Direito da Sociedade da Informação (ênfase em políticas públicas com o uso da TI) pela UniFMU-SP. Pós-graduada em Administração Pública e em Direito Administrativo pela PUC-SP. Extensão em Direito Contratual. Diretora de Apoio à Gestão na Prefeitura de Jundiaí-SP. Docente e consultora jurídica de diversas empresas (Consultre-ES, Supercia-MS, RHS Licitações-SP,  Licidata Eventos-PR, Connecton-PR, dentre outras). Trabalha na área de contratações públicas há 25 anos. Professora do Centro Universitário Padre Anchieta – Jundiaí-SP, nas disciplinas de Direito Administrativo e Linguagem Jurídica. Autora dos livros: “Redação: reflexão e uso” (Arte & Ciência), “Recursos administrativos” (Negócios Públicos) , “Manual de redação, análise e interpretação de editais de licitação” (Saraiva), “Recursos administrativos no pregão” (Negócios Públicos), Coletânea “101 dicas sobre o pregão” (Negócios Públicos, com mais 9 autores), Coletânea “Temas jurídicos relevantes sobre direito da sociedade da informação” (Quartier Latin, com mais 24 autores, “Antologia Unianchieta” (In House, com mais 14 autores), “Concurso público – polêmicas e jurisprudências do STF, STJ e Tribunais de Contas” (Graciosa, com mais 7 autores); “Aspectos polêmicos sobre concurso público” (ConTreinamentos, com mais 9 autores); “Curso de língua portuguesa para estudantes do direito” (In House) e “Manual de sobrevivência no mercado de trabalho” (In House). Autora de diversos artigos jurídicos e literários. Ministra cursos nas áreas de licitações, contratos administrativos, convênios, parcerias com o poder público (concessão, permissão, PPP), gestão pública, concursos públicos, linguagem oficial e linguagem jurídica. Formada em Letras, com pós-graduação em Gramática da Língua Portuguesa. Integrante da Academia Jundiaiense de Letras Jurídicas e da Academia Jundiaiense de Letras. Colaboradora das revistas “O Pregoeiro”,  “Negócios Públicos” e “Licicon”, da Editora Negócios Públicos – Curitiba-PR.

Escrito por Focados

Site dedicado as pessoas que desejam aprender e aperfeiçoar conhecimentos com foco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s